ENVIO GRATUITO EM TODAS AS COMPRAS A VAREJO ACIMA DE R$ 500

Os diferentes tipos de cravação na fabricação de joias são recursos e técnicas importantes da joalheria. Principalmente porque elas interferem no design, na harmonia, na beleza das joias e, também, no conforto.

Quando a cravação é feita de forma manual, o trabalho do ourives e do cravador está diretamente ligado ao valor agregado da joia. São eles que dão o requinte, a sutileza de detalhes e o valor artístico da peça.

Se as tecnologias 3D forem utilizadas na criação e produção dessa joia, grande parte deste detalhamento está garantido, ganha-se em termos de precisão mas, ainda assim, também dependerá do talento destes profissionais nos processos de pré-cravação e acabamento.

 

O que é cravação de pedras preciosas

É importante esclarecer que a cravação é uma técnica de joalheria que fixa a gema (pedra preciosa) na estrutura do metal.

Ela sempre está relacionada com o tipo de lapidação da gema e o design da peça. E pode ser considerada uma verdadeira arte.

Apesar da gema determinar, em parte, o tipo de cravação, sempre haverá possibilidade de trabalhar o design da peça.

cravação

 

Tipos de cravação de gemas

Os tipos de cravação são descritos por uma terminologia específica dentro de padrões conhecidos no mercado joalheiro mundial, com algumas variações.

A princípio, isso pode parecer uma regra que limita o designer na criação, mas os designers sempre encontram formas de enobrecer suas peças e destacá-las de alguma maneira.

Mesmo com as inúmeras possibilidades de inovações no design, a cravação sempre estará envolvida com a segurança da pedra.

Ela não pode desprender da joia, as garras não devem enroscar em roupas e o aspecto deve ser harmonioso. Tudo deve ser idealizado para valorizar a gema, sua iluminação e a joia em si.

 

1. Cravação Besel ou Inglesa

2. Cravação com Garras

3. Cravação com Trilho ou Carril

4. Cravação Pavê

5. Cravação com Granitos

6. Cravação Bigodinho

7. Cravação Invisível - Mystery Setting

8. Cravação por Tensão

9. Cravação em Barra

 

Cravador de Joias

Na cravação, assim como em outras técnicas de joalheria, é necessário empregar conhecimentos específicos e requer trabalho especializado de um profissional chamado cravador. Além disso, é necessário habilidade e uso adequado de ferramentas específicas.

Muitas vezes um único profissional exerce as três funções: designer/autor, ourives e cravador. Como é o caso da cravação de cabochões, por exemplo. No entanto, a maioria das cravações complexas, como pavê e invisível, são feitas pelo cravador.