ENVIO GRATUITO EM TODAS AS COMPRAS A VAREJO ACIMA DE R$ 500

De cor e características próprias, um brilho inconfundível e excelente qualidade fazem da prata um dos metais nobres mais utilizados na fabricação de joias e acessórios no mundo. Quem é que não possui pelo menos uma peça em prata no porta-joias? Sem contar na sua versatilidade, combina com todas as cores e para ambos os sexos.

A prata juntamente com o ouro, é um metal precioso utilizado desde a antiguidade. É encontrada principalmente na América do Sul, Estados Unidos e Rússia. No entanto o maior produtor de prata é o México que explora o metal desde 1500 d.C. Na natureza, apresenta-se no estado sólido em  pepita ou grãos e é chamada de prata Bruta ou prata 1000.  

 

PRATA DE LEI

A prata pura não se usa na fabricação de joias, a não ser em casos especiais como filigrana, seu estado puro é muito mole e frágil, por isso é necessário fazer uma liga com outros metais, como o cobre por exemplo, para que seja possível manuseá-la. Se a prata é classificada como Prata 950 significa que contém apenas 5% de liga de cobre e 95 % de prata pura. A Prata 925 é aquela que contém apenas 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura. A prata 950 e a prata 925 são consideradas prata de lei. O termo Prata de Lei foi estabelecido no séc. XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a estas e mantém-se até hoje como padrão internacional na fabricação de joias.

 

PRATA DE BALI

 

 

 

Bali é uma ilha da Indonésia, que possui grande variedade de artesanato, mas o que encanta é sua arte em metais. Lá, os artigos de prata têm preços acessíveis, podem ser comprados em mercados ou ir direto a fábricas e conferir a habilidade dos ourives. Aqui, esse artigo é caro por ser importado, porém a prata utilizada é a mesma. Realmente o que valoriza ser uma joia de prata de Bali é o trabalho minucioso que exige do ourives para ser confeccionada. Uma joia de Bali tem como característica marcante a parte interna escurecida. Esse efeito é obtido oxidando a prata e polindo apenas o lado externo do acessório.

 

 

 

POR QUE A PRATA ESCURECE

Você já deve ter reparado que com o tempo nossos anéis e outras joias de prata, até mesmo as que não usamos com tanta freqüência escurecem, não se desespere, isso é normal. A prata escurece com o passar do tempo porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura, essa reação é chamada de oxidação.

A prata oxida devido à reação do metal com determinados gazes existentes no ar como enxofre e os compostos sulfurados, esses gazes estão presentes na poluição atmosférica, e também fazem parte da composição de alguns alimentos como o ovo, a ce­bola, repolho, couve-de-bruxelas, a couve-flor, os brócolis e o nabo. O suor é outra substância que ajuda a prata escurecer, ele é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos. Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da joia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.

Água sanitária que contém cloro, produtos que contém enxofre como os polvilhos anti-sépticos, as colas brancas e a água oxigenada cremosa também contribuem para a oxidação da prata. Pessoas que fazem uso de determinados medicamentos e que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a joia. Mas atenção, a oxidação da prata é apenas superficial e não afeta a qualidade da joia, é apenas uma situação externa, removível.

 

COMO MANTER O BRILHO DAS JOIAS DE PRATA

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, evite usar suas joias quando for à praia ou entrar na piscina, enquanto manusear produtos químicos, tais como cloro, perfumes e produtos de limpeza. Para guardar esqueça o tradicional porta-joias onde as peças ficam todas juntas, o melhor é armazenar suas joias de prata em saquinhos de veludo ou de plástico bem vedado para evitar a entrada de ar.

Para limpar a prata oxidada no dia a dia use uma flanela macia e seca. Algumas joias de prata recebem uma camada de ródio, metal que proporciona brilho, durabilidade e não oxida, além de evitar o contato da prata com o meio externo.